sexta-feira, 28 de junho de 2013

Estudo Bíblico


A Lição da Vaquinha


Era uma vez, um sábio chinês e seu discípulo. Em suas andanças, avistaram um casebre de extrema pobreza onde vivia um homem, uma mulher, 3 filhos pequenos e uma vaquinha magra e cansada. 
Com fome e sede o sábio e o discípulo pediram abrigo e foram recebidos. O sábio perguntou como conseguiam sobreviver na pobreza e longe de tudo. 
- O senhor vê aquela vaca ? - disse o homem. Dela tiramos todo o sustento. Ela nos dá leite que bebemos e transformamos em queijo e coalhada. Quando sobra, vamos à cidade e trocamos por outros alimentos. É assim que vivemos. 
O sábio agradeceu e partiu com o discípulo. Nem bem fizeram a primeira curva, disse ao discípulo : 
- Volte lá, pegue a vaquinha, leve-a ao precipício ali em frente e atire-a lá em baixo. 
o discípulo não acreditou. 
- Não posso fazer isso, mestre ! Como pode ser tão ingrato ? A vaquinha é tudo o que eles têm. Se a vaca morrer, eles morrem ! 
O sábio, como convém aos sábios chineses, apenas respirou fundo e repetiu a ordem : 
- Vá lá e empurre a vaquinha. 
Indignado porém resignado, o discípulo assim fez. A vaca, previsivelmente, estatelou-se lá embaixo. 
Alguns anos se passaram e o discípulo sempre com remorso. Num certo dia, moído pela culpa, abandonou o sábio e decidiu voltar àquele lugar. Queria ajudar a família, pedir desculpas. 
ao fazer a curva da estrada, não acreditou no que seus olhos viram. No lugar do casebre desmazelado havia um sítio maravilhoso, com árvores, piscina, carro importando, antena parabólica. Perto da churrasqueira, adolescentes, lindos, robustos comemorando com os pais a conquista do primeiro milhão. O coração do discípulo gelou. Decerto, vencidos pela fome, foram obrigados a vender o terreno e ir embora. 
Devem estar mendigando na rua, pensou o discípulo.
Aproximou-se do caseiro e perguntou se ele sabia o paradeiro da família que havia morado lá
- Claro que sei. Você está olhando para ela.
Incrédulo, o discípulo afastou o portão, deu alguns passos e reconheceu o mesmo homem de antes, só que mais forte, altivo, a mulher mais feliz e as crianças, jovens saudáveis. Espantado, dirigiu-se ao homem e disse: 
- Mas o que aconteceu ? Estive aqui com meu mestre alguns anos atrás e era um lugar miserável, não havia nada. O que o senhor fez para melhorar de vida em tão pouco tempo ?
O homem olhou para o discípulo, sorriu e respondeu :
- Nós tínhamos uma vaquinha, de onde tirávamos o nosso sustento. Era tudo o que possuíamos, mas um dia ela caiu no precipício e morreu. Para sobreviver, tivemos que fazer outras coisas, desenvolver habilidades que nem sabíamos que tínhamos. E foi assim, buscando novas soluções, que hoje estamos muito melhor que antes. 
Moral da história : às vezes é preciso perder para ganhar mais adiante. É com a adversidade que exercitamos nossa criatividade e criamos soluções para os problemas da vida. Muitas vezes é preciso sair da acomodação, criar novas idéias e trabalhar com amor e determinação.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Depois de uma grande tempestade, o menino que estava passando férias na casa do seu avô, o chamou para a varanda e falou:
Vovô corre aqui! Me explica como essa figueira, árvore frondosa e imensa, que precisava de quatro homens para balançar seu tronco se quebrou, caiu com o vento e com a chuva... este bambu é tão fraco e continua de pé?
Filho, o bambu permanece em pé porque teve a humildade de se curvar na hora da tempestade. A figueira quis enfrentar o vento. O bambu nos ensina sete coisas. Se você tiver a grandeza e a humildade dele, vai experimentar o triunfo da paz em seu coração.
A primeira lição que o bambu nos ensina, e a mais importante, é a humildade diante dos problemas, das dificuldades. Eu não me curvo diante do problema e da dificuldade, mas diante daquele, o único, o princípio da paz, aquele que me chama, que é o Senhor.
A segunda lição: o bambu cria raízes profundas. É muito difícil arrancar um bambu, pois o que ele tem para cima ele tem para baixo também. Você precisa aprofundar a cada dia suas raízes em Deus na oração.
A terceira lição: Você já viu um pé de bambu sozinho? Apenas quando é novo, mas antes de crescer ele permite que nasçam outros a seu lado (como no cooperativismo). Sabe que vai precisar deles. Eles estão sempre grudados uns nos outros, tanto que de longe parecem com uma árvore. Às vezes tentamos arrancar um bambu lá de dentro, cortamos e não conseguimos. Os animais mais frágeis vivem em bandos, para que desse modo se livrem dos predadores.
A quarta lição que o bambu nos ensina é não criar galhos. Como tem a meta no alto e vive em moita, comunidade, o bambu não se permite criar galhos. Nós perdemos muito tempo na vida tentando proteger nossos galhos, coisas insignificantes que damos um valor inestimável. Para ganhar, é preciso perder tudo aquilo que nos impede de subirmos suavemente.
A quinta lição é que o bambu é cheio de "nós" (e não de eu’s). Como ele é oco, sabe que se crescesse sem nós seria muito fraco. Os nós são os problemas e as dificuldades que superamos. Os nós são as pessoas que nos ajudam, aqueles que estão próximos e acabam sendo força nos momentos difíceis. Não devemos pedir a Deus que nos afaste dos problemas e dos sofrimentos. Eles são nossos melhores professores, se soubermos aprender com eles.
A sexta lição é que o bambu é oco, vazio de si mesmo. Enquanto não nos esvaziarmos de tudo aquilo que nos preenche, que rouba nosso tempo, que tira nossa paz, não seremos felizes. Ser oco significa estar pronto para ser cheio do Espírito Santo.
Por fim, a sétima lição que o bambu nos dá é que ele só cresce para o alto. Ele busca as coisas do Alto.
Autor: Desconhecido 

quinta-feira, 20 de junho de 2013

A Lição do Beija-flor


O bosque inteiro pegava fogo... 
Todos os bichos fugiam desesperados, menos um beija-flor, que voava até o rio, pegava água no seu bico e voltava para jogar no fogo, quando foi questionado por um enorme pássaro que fugia apressado:
- Você acha que com essa quantidade d'água vai conseguir apagar o incêndio?
Fuja enquanto é tempo...
Salve-se!
Então, o pequeno beija-flor respondeu:
- Não, só estou fazendo a minha parte.
Pense nisso:
Se fosse a vida de um irmão que estivesse em perigo, você iria ajudar a ele ?

Ou ia fugir igual a todos?

Faça a sua parte, mesmo se ninguém fizer.... Você fez!

Assim como o beija-flor, somos nós... Sempre haverá alguém para nos criticar e falar que não estamos fazendo nada. Mas nunca esqueçamos de uma coisa:  
- Deus está vendo cada passo, cada atitude sua, o mundo pode não saber recompensá-lo, mas ele saberá. 

quarta-feira, 19 de junho de 2013

O poder transformador da oração

Em Jeremias 33:3 diz: "Clame a mim e responder-te-ei e anunciar-te-ei coisa grandes de ocultas que não sabes".
Está esperando o que? Venha fazer isso hoje conosco.
Compartilhe essa mensagem. Envie para um amigo.

quarta-feira, 12 de junho de 2013

Os humilhados serão exaltados

Para que a sua bênção possa ser liberada, é necessário que você fale com Deus. Ele já sabe o desejo do seu coração, mas é necessário que a sua boca clame. É como um bebê que chora quando está com fome e sua mãe logo diz: Ele está chorando porque deve estar com fome. Ela já sabe, mas foi necessário que o bebê chorasse para que o alimento viesse. Já diz um velho ditado: "Quem não chora, não mama".
Deus é fiel. Venha se juntar a nós. Brasas juntas formam fogueira e dificilmente se apagam, mas brasas sozinhas se apagam facilmente com o soprar do vento.

domingo, 9 de junho de 2013

Almoço de Confraternização e Culto


O almoço de confraternização foi uma delícia. Muitos irmãos participaram, tivemos visitantes e amigos que vieram prestigiar este momento juntamente conosco.
À noite, tivemos um culto abençoado, com a presença do nosso convidado especial, Jesus. Tivemos também a visita do Bispo Paulo Lockmann, que nos trouxe uma palavra abençoada e encerramos o culto com a Santa Ceia.
Para fechar com chave de ouro, tivemos um jantar após o culto e saíamos alimentados em todos os aspectos. Deus é bom. Que todos tenham uma ótima semana.

Lembrete: Almoço de Confraternização será hoje

É o hoje o tão esperado e delicioso almoço. Não podemos esquecer deste momento de confraternização com os irmãos, momentos especiais em família.
Você que ainda não adquiriu seu convite, mas quer participar de última hora, compareça e adquira seu convite na hora. Vai ser muito bom ter você conosco.

sábado, 8 de junho de 2013

Hoje tem Santa Ceia


Hoje à noite, no culto de 19:00h, teremos a celebração da Santa Ceia do Senhor. Se prepare, venha estar conosco em uma só comunhão para participarmos deste ato. Somos uma só família, um só povo.

Compartilhe essa mensagem. Envie para um amigo.

Campanha do kilo



Não se esqueça, que neste próximo domingo, tem a Campanha do kilo. Vamos ajudar as pessoas necessitadas com as bençãos que o Senhor nos dá. Traga o seu kilo. O Culto começa às 19horas.

Compartilhe essa mensagem. Envie para um amigo.

quarta-feira, 5 de junho de 2013

Venha receber sua bênção.

Toda ação gera uma reação. Não fique de braços cruzados. Está precisando de uma ajuda? Deus é o único que pode te ajudar, inclusive em coisas impossíveis ao nosso olhar e sem cobrar nada. A sua vitória já foi dada na Cruz do Calvário. Venha receber o que já é seu por herança. Aguardamos por você.

terça-feira, 4 de junho de 2013

RECEITA PARA SE MANTER FIRME



E todos continuavam firmes, seguindo os ensinamentos dos apóstolos, vivendo em amor cristão, partindo o pão juntos e fazendo orações”. At 2:42

Os primeiros cristãos tem muito a nos ensinar. Eles que por muitas vezes passaram por perseguições e dificuldades, deixaram uma receita fantástica de como nos manter-nos firmes na fé.
Primeiramente, “seguindo os ensinamentos dos apóstolos”, continuavam cumprindo aquilo que aprenderam dos que foram discípulos de Jesus, ou seja, seguiam os ensinamentos do próprio Cristo. Não deixavam de viver o que aprenderam do Senhor. Entendiam-se como pessoas salvas por ele, levando uma vida santificada e dedicada ao serviço do Reino de Deus.
Depois, “vivendo em amor cristão”, procuravam-se uns com os outros, tendo comunhão, convivendo, aprendendo, ensinando, aconselhando, alegrando-se e sofrendo juntos. Assim, convivendo e carregando os fardos uns dos outros, fortaleciam-se mutuamente.
No terceiro passo, “partindo o pão juntos”, continuavam seus momentos de culto, fortalecendo sua fé, sempre em conjunto, celebrando e cumprindo a ordem de Cristo.
Finalmente “fazendo orações”, dialogavam com Deus, expondo-lhe suas dificuldades e alegrias. Conversavam com aquele que criara, os salvara, e agora, cuidava de cada um deles rumo à vida eterna.
Essa é a receita para nós hoje. Isso continua dando certo. Vivamos pois, dessa forma, fundamentados na Palavra de Deus, em amor uns pelos outros, na comunhão da Igreja de Cristo e conversando com o querido Pai. Assim, permaneceremos sempre firmes na fé em Cristo Jesus. PSK
Pr. Neliel Siqueira

A Lição dos Gansos



Os gansos selvagens, no outono, voando em direção aos seus refúgios de inverno voam sempre em uma formação em “V”. Por que fazem assim ? À medida em que cada ave bate as suas asas, ela cria uma área de sustentação para a ave seguinte. Voando em formação ‘V” o grupo inteiro consegue voar, pelo menos 71 % da distância a mais do que se cada pássaro voasse sozinho.


Grupos que compartilham uma mesma direção e um senso comunitário podem chegar aonde querem mais depressa, mais facilmente e com menos esforço, porque estão somando seus impulsos uns aos outros.

Quando um ganso sai da formação ele imediatamente sente a resistência do ar ao tentar voar sozinho e rapidamente, volta a formação para aproveitar a força de levantamento de ar da comunidade de pássaros a sua frente.

Grupos que agem com bom senso, mantém a direção e unem esforços na busca de seus objetivos.

Quando o ganso-líder cansa, vai para a parte de trás da formação e outro assume a ponta.

Grupos que partilham tarefas e assumem conscientemente a liderança tem mais sucesso. Iguais a gansos as equipes dependem dos talentos, capacidades e dons uns dos outros.

Os gansos que voam atrás grasnam para encorajar os que estão na frente e manter a sua velocidade

Incentivo e estímulos são fundamentais quando queremos manter ou melhorar o ritmo e a velocidade em nossas empreitadas.

Finalmente quando um ganso selvagem fica ferido ou doente, dois gansos saem da formação e descem com a vítima para ajudá-la e protege-la. Ficam com ela até que ganhe condições de voar novamente, ou então até a sua morte. Só após isso é que esses gansos se lançam novamente aos ares, encorporando-se a outra formação ou alcançando seu próprio bando.

segunda-feira, 3 de junho de 2013

Culto de Domingo - 02/06/2013

Em comemoração aos 54 anos da Igreja Metodista Itaipava, teremos um mês movimentado na igreja, cheio de eventos e a cada domingo um preletor diferente. Neste domingo, o Pastor Manassés trouxe a palavra de Deus para nossa vida. Foi uma bênção a pregação. Abaixo, Pastor Neliel Siqueira e Pastor Manassés.


No próximo domingo tem mais. Até lá.

Boletim 001 - junho 2013




Se você não recebeu o boletim, você pode baixá-lo e imprimí-lo. Esse é o Boletim da 1ª quinzena de junho 2013. Para imprimir, basta baixar a imagem e imprimir em folha A4 e fazer a dobradura em 3 páginas.
Dia 16/06/2013, sai o Boletim da 2ª quinzena do mês. Até lá.

sábado, 1 de junho de 2013

Culto dos Jovens

Foi simplesmente maravilhoso o mover de Deus no culto de hoje. Do início ao fim, vimos a presença do Senhor. Agradecemos à todos que puderam de alguma forma contribuir para que este evento acontecesse. Aos visitantes, que tivemos de várias igrejas, o nosso muito obrigado e que Deus os abençoe sempre. E que venha o próximo.

É hoje. Culto de Jovens.


Estamos esperando por você. Até lá.

Aniversariantes mês de Junho

Parabéns a todos os aniversariantes do mês de Junho. Que Papai do Céu abençoe a todos com sua promessas e amor sem fim.